Intervenção urbana em lambe lambe na Praça Roosevelt em São Paulo
Sob orientação da Prof. Ana Laura, elaboramos a criação de uma série de cartazes para atividade prática do curso de pós-graduação em Design Gráfico e Digital no Senac Lapa Scipião, para a matéria de Comunicação, Sentido e Linguagem. O objetivo era a criação de uma intervenção urbana usando símbolos para construção de uma mensagem.
Capa do Catálogo da Exposição Internacional de Cartazes AGI, 2014.
Tivemos como inspiração o Catálogo da Exposição Internacional de Cartazes AGI, realizada em 2014 no Museu da Língua Portuguesa.

Designers nacionais e internacionais participaram criando cartazes para representar a identidade brasileira. Decidimos então falar sobre a identidade nacional e seus símbolos.
Capa do livro Processo de criação em design gráfico: Pandemonium, Leopoldo Leal, 2020.
No processo criativo usamos o método de criação de regras apresentado pelo Prof. Leopoldo Leal, também do Senac-SP, durante as aulas da matéria de Design Experimental e em seu livro Processo de criação em design gráfico: Pandemonium.

Escolhemos o maior de todos os símbolos para usar como regra, só usaríamos as cores da bandeira. Nos últimos anos essas cores foram apropriadas por grupos de direita. A intenção era subverter esse símbolo e criar uma mensagem crítica sobre as políticas públicas do país.

Bandeira do Brasil, 1992.
Cartaz de Áthila Alcântara.
Cartaz de Filipe Moura.
Cartaz de Luan Freitas.
Com os cartazes lado a lado, percebemos que a mensagem era expandida, eles se conectavam, criando uma narrativa.
Cartazes aplicados em forma de lambe lambe na Praça Roosevelt em São Paulo.
Back to Top